A vitamina C é um dos compostos fundamentais para a manutenção e reforço do sistema imunológico. Conhecida cientificamente como ácido ascórbico, ela é consumida principalmente diluída em água, através de pastilhas efervescentes.
Entretanto, é possível absorvê-la também em tablets e através da alimentação (em menor escala, já que é difícil alcançar os níveis necessários), sem perda de eficácia. Na comida, por exemplo, ela está muito presente em frutas cítricas e em ingredientes como pimentão, espinafre, batata-doce, couve-flor e brócolis.
Essa substância foi descoberta em 1932, por Albert Szent-Gyöygyi, um cientista e bioquímico húngaro.
Essa vitamina C que escolhemos para indicar é de liberação prolongada, o que significa uma absorção pelo organismo mais uniforme ao longo de todo o dia. A proteção e o estímulo ao sistema imune é muito maior usando-se dessa tecnologia.
Como a vitamina C age no organismo
Para começar, a vitamina C é hidrossolúvel, sendo eliminada pela urina. Ou seja, não fica acumulada no organismo. Por isso, muitas vezes é preciso suplementar sua ingestão para manter os níveis adequados e garantir que o corpo realize suas funções com eficiência.
A substância possui papel fundamental em diversas ações bioquímicas vitais, principalmente metabólicas e celulares. Sua principal atuação é no sistema imunológico, na renovação da pele, na manutenção do humor e até na prevenção de problemas oftalmológicos e derrames.
Entre as suas propriedades também está o forte papel antioxidante, combatendo radicais livres. Inclusive, hoje a vitamina C também já é utilizada em produtos como géis e pomadas para melhorar a aparência da pele.
Porém, nesses casos, ela tem efeito apenas na área que recebeu o composto. Não sendo absorvida para suprir as necessidades diárias.
Alta concentração e liberação prolongada
Como você viu, a vitamina C precisa ter uma boa concentração no organismo para beneficiar a saúde. Então, com uma dose diária de 1.000 mg, a vitamina C oferece a concentração ideal para manter níveis saudáveis da vitamina, dando mais potência a sua ação antioxidante e de reforço imunológico.
Essa versão é a de liberação prolongada, onde o tablet vai sendo consumido pelo organismo durante todo o dia. A liberação prolongada permite uma distribuição melhor da dose, garantindo os benefícios ao longo do dia inteiro.
Quais os problemas que a falta de vitamina C pode causar
Agora que você já sabe o que é a vitamina C e a importância de tomá-la em concentração adequada, vale conhecer alguns dos efeitos que a sua ausência pode causar. O principal está no fato de ter gripes e resfriados constantemente, assim como outras doenças simples, principalmente provocadas por vírus. Isso mostra que o sistema imunológico está enfraquecido.
Porém, além disso, os baixos níveis de vitamina C podem causar:
A falta da substância ainda pode provocar sintomas como falta de apetite e alterações de humor. Então, é hora de conhecer como a vitamina C contribui para a saúde.
Imunidade
Em primeiro lugar na lista de benefícios da vitamina C, sem dúvida está o aumento da imunidade. A substância é capaz de elevar a produção de glóbulos brancos, células responsáveis pela defesa do organismo. Além disso, o composto atua elevando os níveis de anticorpos presentes no sangue, reduzindo o risco de adquirir diversas doenças.
Como você já viu, a ação da substância vai além do sistema imunológico, contribuindo também para:
Efeitos colaterais
Por ser um composto presente no organismo, não são esperados efeitos colaterais. Portanto, seu consumo é seguro. Use nas doses recomendadas pelo médico. Inclusive, pessoas com imunidade baixa, gestante, atletas (mesmo amadores) e fumantes podem necessitar de doses mais elevadas.
Alguns estudos dizem que cálculos renais, distúrbios gastrointestinais e a acidificação da urina podem ocorrer em caso de superdosagem.
Contra indicações
Também não existem contraindicações, desde que respeitada a orientação médica. Exceto para quem possua alergia aos componentes da fórmula, caso opte por um suplemento que tenha outros ingredientes na composição.
Modo de uso: tomar 1 tablet por dia.
Referências:
Produtos naturais, fitoterápicos e suplementos focados em saúde e qualidade de vida. Nosso objetivo é ser uma loja diferenciada, onde só vendemos os produtos que testamos e que sabemos que funcionam. Acreditamos que a natureza nos presenteou com os melhores remédios e que cabe a nós aproveitarmos esse presente.